13/10/15

Analyzing Social Media with Digital Methods

Conference: Analyzing Social Media with Digital Methods: Possibilities, Requirements, and Limitations (Prof. Bernhard Rieder). FCSH/NOVA, 21 de Outubro, 18h-20h, Auditório 3.

Esta conferência apresentará uma perspectiva geral do actual «state of the art» da pesquisa orientada por dados às plataformas de «social media» e às práticas comunicativas que estas potenciam. Tomando o Facebook, o Twitter, e o YouTube como exemplos, será demonstrado de que forma a análise destas plataformas confere possibilidades relevantes para pesquisa em ciências sociais, ao mesmo tempo que apresenta um conjunto considerável de desafios que exigem particulares cuidados metodológicos e uma sensibilidade interdisciplinar.

BIO
Bernhard Rieder é Professor Associado de New Media and Digital Culture no departamento de Media Studies da Universidade de Amesterdão, e
investigador da Digital Methods Initiative. O seu trabalho concentra-se na teoria e história do software e no desenvolvimento, aplicação e crítica dos métodos digitais para a pesquisa na Internet.