30/06/11

Mapping Digital Media: Mobile TV: Challenges and Opportunities Beyond 2011 (Ronan de Renesse)

Hemeroteca digital

No seguimento do plano de digitalização dos jornais retirados da consulta por se encontrarem deteriorados, a Hemeroteca Municipal de Lisboa disponibiliza a digitalização do Diário Popular, de 1955 (Abril a Junho) e 1956 (Janeiro a Junho), e do Diário de Lisboa, de Janeiro a Junho de 1935. O Diário Popular publicou-se em Lisboa, a partir de 22 de Setembro de 1942, e deu à estampa o seu último número, o 16.605, a 28 de Setembro de 1991. Para aceder aos meses acima referidos do Diário Popular, clique aqui. O Diário de Lisboa, fundado pelo banqueiro António VieiraPinto a 7 de Abril de 1921, foi extinto a 30 de Novembro de 1990. Para aceder ao 1.º semestre do Diário de Lisboa, de 1935, clique aqui. Ambos os jornais eram vespertinos.

Recorde-se que o Diário de Lisboa está disponível na íntegra em: http://www.fmsoares.pt/diario_de_lisboa/ano.php


Gazeta literaria, ou noticia exacta dos principaes escriptos, que modernamente se vao publicando na Europa. Lima, Francisco Bernardo de, 1727-1764, S.C.J. Evang., ed. lit.

A comedia portugueza : chronica semanal de costumes, casos, politica, artes e lettras (1988-89 e 1902)

15/06/11

Kamal Bherwani: "Los medios han llegado tarde al mundo digital pero aún pueden reinventarse". El director general del Área Digital del Grupo PRISA considera que hay demanda para contenidos de calidad. Los medios de comunicación tradicionales han llegado tarde pero aún están a tiempo de reiventarse en la revolución digital si saben rentabilizar y distribuir los contenidos de calidad que demandan sus usuarios.
Mapping Digital Media: Digital Media and Investigative Reporting (Mark Lee Hunter)

13/06/11

Doutoramentos: Digital Media e Comunicação

Termina dia 17 de Junho o prazo para inscrição no Doutoramento em Media Digitais e no Doutoramento em Ciências da Comunicação na FCSH-UNL. 2ª. fase (apenas para os cursos com vagas sobrantes): 11 de Julho a 9 de Setembro de 2011

Call for Doctoral Scholarships in Advanced Digital Media
. Já se encontram abertas as candidaturas para o Concurso de 2011 de Bolsas de Doutoramento Mistas, a decorrer em Portugal e na Universidade do Texas em Austin, em Advanced Digital Media, nas seguintes áreas: Produção de Conteúdos Audiovisuais e Interactivos; Tecnologias; Jornalismo; Indústria, Públicos e Mercados. O edital encontra-se em anexo, assim como no site oficial do Programa em www.utaustinportugal.org e no site da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em www.fct.mctes.pt. As candidaturas às bolsas de Doutoramento Mistas encontram-se abertas até ao dia 15 de Julho de 2011.

07/06/11

A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa




















Como será a Televisão no futuro? Os nativos da era digital já não têm a mesma experiência televisiva que os seu pais tiveram há duas ou três décadas atrás. Nesta fase de transição do broadcasting para o egocasting, é já evidente que a nova experiência comunicacional se centra, em primeiro lugar, na Internet e subsidiariamente nos produtos tradicionais de televisão. Mas isto é só o começo.

Em A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa, Francisco Rui Cádima analisa este novo fenómeno, fazendo notar que na progressiva adaptação da velha experiência televisiva aos desafios do digital, são os limites e as redundâncias, os usos e abusos da Televisão que a própria mutação tecnológica vem pôr em questão, à revelia de decisores e legisladores. Com a nova experiência mediática, participativa e colaborativa, é uma nova era de transparência e de aprofundamento da experiência democrática que se abre.

OUTRAS OBRAS DO AUTOR

•Crise e Crítica do Sistema de Media - O Caso Português. Lisboa: Edições Media XXI/Formalpress, Col. Media XXI, 2009.
•A Crise do Audiovisual Europeu - 20 Anos de Políticas Europeias em Análise. Lisboa: Edições MediaXXI/Formalpress, Col. Media XXI, 2007.
•A Televisão Light Rumo ao Digital. Lisboa: Edições MediaXXI/Formalpress, Col. Media XXI, 2006.
•História e Crítica da Comunicação. Lisboa: Edições Século XXI (2ª edição), 2002.
•Desafios dos Novos Media. Lisboa: Editorial Notícias (2ª edição), 2001.
•Estratégias e Discursos da Publicidade. Lisboa: Editorial Vega, 1997.
•Salazar, Caetano e a Televisão Portuguesa. Lisboa: Editorial Presença, 1996.
•O Fenómeno Televisivo. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995.

Copyright for the Single Market

Neelie Kroes Vice-President of the European Commission responsible for the Digital Agenda: Copyright for the Single Market – good for artists, good for consumers, good for the economy. CISAC World Copyright Summit, Brussels, 7 June 2011