07/06/11

A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa




















Como será a Televisão no futuro? Os nativos da era digital já não têm a mesma experiência televisiva que os seu pais tiveram há duas ou três décadas atrás. Nesta fase de transição do broadcasting para o egocasting, é já evidente que a nova experiência comunicacional se centra, em primeiro lugar, na Internet e subsidiariamente nos produtos tradicionais de televisão. Mas isto é só o começo.

Em A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa, Francisco Rui Cádima analisa este novo fenómeno, fazendo notar que na progressiva adaptação da velha experiência televisiva aos desafios do digital, são os limites e as redundâncias, os usos e abusos da Televisão que a própria mutação tecnológica vem pôr em questão, à revelia de decisores e legisladores. Com a nova experiência mediática, participativa e colaborativa, é uma nova era de transparência e de aprofundamento da experiência democrática que se abre.

OUTRAS OBRAS DO AUTOR

•Crise e Crítica do Sistema de Media - O Caso Português. Lisboa: Edições Media XXI/Formalpress, Col. Media XXI, 2009.
•A Crise do Audiovisual Europeu - 20 Anos de Políticas Europeias em Análise. Lisboa: Edições MediaXXI/Formalpress, Col. Media XXI, 2007.
•A Televisão Light Rumo ao Digital. Lisboa: Edições MediaXXI/Formalpress, Col. Media XXI, 2006.
•História e Crítica da Comunicação. Lisboa: Edições Século XXI (2ª edição), 2002.
•Desafios dos Novos Media. Lisboa: Editorial Notícias (2ª edição), 2001.
•Estratégias e Discursos da Publicidade. Lisboa: Editorial Vega, 1997.
•Salazar, Caetano e a Televisão Portuguesa. Lisboa: Editorial Presença, 1996.
•O Fenómeno Televisivo. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995.